segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sathya Sai Baba

Em 1968 Sathya Sai Baba viu que seu país, a Índia, enfrentava uma crise em cada esfera da atividade humana, o que era um obstáculo ao apropriado desenvolvimento da juventude do país. Era uma crise moral e espiritual. Por isso Sai Baba sentiu que o único caminho para ajudar a juventude seria reorientar o sistema de educação indiano para nele infundir uma austeridade moral e espiritual.
O primeiro passo foi fundar o Sri Sathya Sai College, em Anatapur (Andhra Pradesh) para meninas, no mês de julho do mesmo ano. O mesmo foi feito para meninos, em Brindavan, Bangalore (Karnataka), no ano de 1969. Mais tarde, concretizou-se o Sri Sathya College em Prashanti Nilayam.
Em todas estas instituições educacionais foi introduzido o sistema integral de valores orientados à educação, mantendo em vista os cinco valores humanos básicos: Verdade (Sathya), Ação Correta (Dharma), Paz (Shanti), Amor (Prema) e Não-Violência (Ahimsa). Sob a orientação de Sathya Sai Baba, e como resultado do dedicado trabalho dos professores e estudantes por um período de 12 anos até 1980, emergiu uma nova teoria e prática em educação integral, que conduz o homem no esforço para a perfeição nas partes física, vital e emocional, intelectual e espiritual de sua personalidade.
A educação espiritual é combinada harmoniosamente com os campos do conhecimento metafísico, físico e ético. O princípio da Educação em Valores Humanos é ensinar o que se pratica.
Criador do método, Sathya Sai Baba ressalta que os professores devem se familiarizar com os acontecimentos à sua volta e passá-los adiante aos estudantes sob suas responsabilidades.
“Educação sem caráter é como uma fruta sem suco ou como uma vaca que não fornece leite”.
O que quer dizer educação? Educação não é mero conhecimento, é ação. Significa a prática de valores humanos na vida diária. E o que é valor humano? Não apenas palavras: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. Estão presentes naturalmente em nós.
Os ensinamentos de Sai Baba atuam diretamente na conduta de seus devotos. Por este motivo, alguns deles ficam mais sensíveis às causas sociais e tentam fazer “sua parte” para minimizar as desigualdades sociais que assolam o mundo e, mais nitidamente na Índia, que é o país mais populoso do mundo e, portanto, vítima de profundos desequilíbrios sócio-econômicos.

   

Hoje, seus milagres desafiam as explicações dos cientistas. Tem demonstrado onipresença, onisciência e onipotência.
Não propõe uma nova religião, mas a transformação da humanidade, continuando cada um a cultuar a Divindade de sua escolha ou tradição.
Seu amor, sua compaixão, sua caridade, suas bênçãos, seus milagres, suas palavras sábias, têm transformado milhões de existências em todos os continentes.

ALGUMAS DAS OBRAS E PROJETOS DE SAI BABA

Hospital de Super Especialidades: inaugurado em 1991, está localizado próximo ao ashram de Sai Baba, em Puttaparthi, e oferece atendimento em várias especialidades (oftalmologia, urologia, nefrologia), incluindo complexas cirurgias cardíacas e renais. Possui em média 300 leitos, as pessoas são atendidas por profissionais motivados por valores humanos, espírito de amorosidade e não pagam absolutamente nada pelo atendimento prestado. A excelência do serviço prestado no hospital foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e especialistas de todo o mundo o buscam para lá atuar e aprender.

 Instituto Sri Sathya Sai de Ciências Médicas em Bangalore: inaugurado em 2001, trata-se de outro moderno hospital de super especialidades (cardiologia, neurologia e neuro-cirurgia, dentre outras). O Instituto presta serviços gratuitos, incluindo de diagnósticos, consultas, procedimentos pré-operatórios, cirurgias e atendimento pós-operatório, sem qualquer custo para os pacientes ou suas famílias. Com 333 leitos, possui os mais modernos equipamentos e serviços de laboratório, medicina nuclear, banco de sangue, dentre outros. Os profissionais que lá atuam, buscam servir aos doentes com extrema dedicação e compromisso.

Água Potável: o projeto de distribuição de água potável foi anunciado por Sai Baba em novembro de 1994, perante o Primeiro Ministro da Índia, com a colaboração do governo de Andra Pradesh, estado onde estão localizados os Seus ashrans. Beneficia uma população de 3.520.000 habitantes, distribuídos em 20.000 Km², cobrindo 750 povoados que necessitavam de água potável. O projeto de Água Sri Sathya Sai modificou profundamente as condições de vida no distrito de Anantapur, sul de Andra Pradesh, uma das regiões mais pobres e atrasadas da Índia. Nesta região, a falta crônica de água unia-se ao problema da fluorose, doença causada pela contaminação natural com flúor e geradora de grandes deformações ósseas nos habitantes da região. A água que antes trazia doenças, hoje é água para a vida.

Medicare Van: inaugurada recentemente, trata-se de uma van com equipamentos básicos para atendimento móvel.
 (Fonte: site Organização Sathya Sai Baba no Brasil - www.sathyasai.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário